domingo, 27 de outubro de 2013

Por que a arruda funciona?

Sigmund Freud - A Invenção da Psicanálise (1997)

Freud e a Psicanálise - Ney Branco

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Nikola Tesla - Um homem muito a frente de seu tempo


Em 10 de Julho de 1856 a meia noite, no meio de enorme tempestade, nascia na Croacia uma criança comum como outras tantas!
Seus pais lhe deram o nome de Nikola Tesla e naquele momento, jamais imaginariam que aquele fragil ser, mudaria todos os rumos da humanidade.
Aproximadamente em 1881, aos 25 anos de idade,Tesla passeando com um amigo por um parque de Budapeste, abaixou-se, pegou um graveto e desenhou algo que mudaria a vida da humanidade.
Aquele era nada menos nada mais do que o motor eletrico, como o conhecemos até os dias de hoje e esta presente em praticamente tudo o que usamos, desde pequenas maquinas até enormes turbinas.
Aquele simples esboço feito na terra, esta em nossos liquidificadores, maquinas de cabelo, maquinas de lavar roupas, turbinas de hidroeletricas e e praticamente tudo que use um motor.
Em 1884 com 28 anos de idade, com muito pouco dinheiro no bolso e uma carta de recomendação de seu patrão a Thomas Alva Edison, o inventor da lampada, Nikola resolve se mudar para os EUA para tentar dar prosseguimento as suas idéias e projetos.
Vou derrubar aqui, alguns icones tidos como verdadeiros genios, pela humanidade.
A principal idéia de Nikolas Tesla, era enviar eletricidade a todo mundo sem necessidade de fios para isso, usando apenas o planeta, como um campo por onde as ondas eletromagnéticas passariam, chegando a todos os pontos.
Defendia ja naquela época, que tudo poderia ser enviado pelo ar, desde cartas,  até fotos ou musicas.
Que ironia do destino não amigos?
O que fazemos hoje?
Por acaso não enviamos praticamente tudo pelo ar desde imagens até documentos imensos e tudo em questão de segundos?
Enorme modelo da Bobina de Tesla

Ao ser empregado por Edison, Nikolas recebeu a promessa de U$ 50.000,00,  para modernizar os geradores da empresa.
Ao terminar o serviço e cobrar seu pagamento, recebeu uma chacota do homem tido por todos, (ainda nos ensinam estas mentiras nas escolas), como o "inventor" da lampada.
Esse senhor, ao qual me recuso a classificar, simplesmente lhe disse;
- O senhor deve estar brincando não?
-Então o senhor não conhece ainda o senso de humor americano?
Nikola se demitiu na mesma hora e passou mais de um ano cavando buracos pelas ruas de Nova York para sobreviver.
Mesmo passando penúria, se alimentando mal e morando pior ainda, Tesla não desistiu dos sonhos de melhorar a vida da humanidade e foi o inventor e detentor da patente da corrente alternada, que chega em todas as nossas tomadas hoje em dia.
Edison que era o maior investidor da dispendiosa, ineficiente e cara corrente continua, a única descoberta e usada naquele momento, inicia uma verdadeira guerra contra a invenção de Tesla, usando-se de mentiras e ampla publicidade para desacreditar a invenção do jovem e humilde inventor.
O jogo mais baixo do "herói" da humanidade, Thomas Alva Edison, foi convencer o estado de Nova York a fazer a primeira execução de pena de morte por eletrocução, usando a corrente alternada de Tesla. Os repórteres ficaram horrorizados e divulgaram amplamente a noticia dos horrores da morte do prisioneiro que até então eram enforcados.
O publico ficou horrorizado e não queriam nem ouvir falar daquele tipo de energia em suas casas.
Voce já conseguiu se imaginar sem essa energia em sua casa agora ?
Mas como a verdade nem sempre sai perdendo, com a ajuda das empresas Westinghouse, que compraram suas patentes, poucos anos depois, Tesla enfrenta mais um enorme desafio.
Vence uma licitação para iluminar uma feira de eletrificação em Chicago e ai se apresentou o maior desafio.
Não podia usar as lampadas de Edison, pois este era o detentor da patente das lampadas e tinha seis meses para inventar outro tipo de lampada e ainda produzir 250.000 delas para iluminar a feira.
Se hoje isto já seria dificil, imaginem em 1893 com o sistema de produção da época!
Inventou o principio do que hoje conhecemos como lampadas florescentes, que também são sua patente.


Mas não para por ai. Em 1898, Tesla inventa a ignição elétrica para motores a gaz, conhecida hoje como partida elétrica, que é utilizada em  mais de 600 milhões de automoveis no  mundo inteiro hoje em dia.
Tesla inventou as primeiras turbinas hidreletricas para fornecer energia para uma cidade, aproveitando para isto as quedas das Niagaras.
A primeira cidade do  mundo a receber iluminação pela corrente alternada de Tesla, esta que usamos hoje, foi Búfalo nos EUA e a confiança dele nos resultados de seu trabalho era tão grande que ele nem sequer compareceu na inauguração.
Inventou ainda o principio dos radares utilizados hoje.
Descobriu e fez testes com os raios X, 8 anos antes de Wilherm Roentgen, receber o premio nobel de física pela descoberta.
Quanta gente fez nome e fortuna a custas deste homem !
Em 1901, Tesla patenteou um aparelho que seria o precursor de nossas placas de energia solar e já previa o fim das fontes de energia fóssil, como o carvão e o petróleo, ele achava o medoto bárbaro e de muito desperdício e desenvolveu ainda a teoria do uso da energia geotermal, utilizando o calor da terra.
Após anos de disputas entre a Westinghouse e Thomas Edison, a empresa que tanto apoiou Tesla e lhe deu a oportunidade de ajudar a humanidade, encontrava-se em grave crise financeira.
Tesla simplesmente abriu mão de seu contrato com a empresa, dispensando milhões a que tinha direito e ainda teve a nobreza de dizer para a empresa que saia por estar trabalhando em outros projetos.
O dinheiro a que tinha direito, deixaria-o milionário, pelo resto da vida.

Palavras de Tesla quando inquerido sobre a loucura que havia feito:

-"O dinheiro não tem tanto valor como os homens dão a ele, todo o meu dinheiro foi investido em experiências, com as quais fiz novas descobertas, permitindo a humanidade ter uma vida mais fácil".

Outra mentira que se ensina as crianças no Brasil, é sobre a invenção do radio.
Aqui se diz que o inventor é Marconi e assim foi também nos EUA por muito tempo, até que se descobriu que Marconi, usou nada menos do que 17 das invenções de Tesla para criar seu radio.
Em 1943, a suprema corte dos EUA voltou atrás e reconheceu Tesla como o verdadeiro inventor do radio.
Em 1898, Tesla criou o primeiro controle remoto por radio controlando um barco de ferro de 2 metros e até hoje o mesmo principio é usado em nossas casas.
Imaginem este homem com os recursos de hoje!
Tesla tinha algumas manias que faziam com que o rotulassem de louco.
Que maravilhoso louco era este?
Tinha na janela do hotel onde morava, um estojo de primeiros socorros e o usava para curar asas e pernas de pombos doentes e cuidava deles até que ficassem curados. As pessoas achavam isso sintomas de loucura.
Tesla nunca se casou, morreu em 1943, sozinho e pobre em um pequeno quarto do hotel New Yorker e até hoje a humanidade não tem idéia do tamanho do legado, daquela simples criança nascida a meia noite, no meio de um pais que até hoje quase nada se conhece.

"Deixem que o futuro diga a verdade e avaliem cada um por seu trabalho e realizações, o presente pertence a eles, mas o futuro pelo qual eu sempre trabalhei, pertence a mim"
Nikola Tesla

Meu muito obrigado onde quer que voce esteja meu amigo!
Valerius!