Dicas para driblar a Ansiedade e o Estresse
1- Desintoxique-se: pratique a alimentação desintoxicante diariamente, fazendo uso dos sucos desintoxicantes de 1 a 3 vezes/dia, sendo o primeiro em jejum, logo ao levantar.
Desta forma já fica declarado: desejo tomar este banho interno diariamente, favorecendo assim que cada célula do meu organismo se alivie de toda a carga tóxica que existe em mim. Seja no físico, emocional, psicológico ou até mesmo no espiritual.
Desta forma já fica declarado: desejo tomar este banho interno diariamente, favorecendo assim que cada célula do meu organismo se alivie de toda a carga tóxica que existe em mim. Seja no físico, emocional, psicológico ou até mesmo no espiritual.
Sobre alimentação desintoxicante você encontra no site Doce Limão
2- Alongue-se: já temos falado sobre os benefícios da atividade física como um excelente antídoto para a ansiedade e o estresse. Agora, uma esticada de cinco minutos antes de dormir pode fazer maravilhas pelo sono. Exercícios simples e rápidos dão uma mão para que o corpo comece a se desligar das tensões.
3- O ritmo da vida: as leis naturais obedecem a um ritmo. Existe hora para acordar, se alimentar, trabalhar e relaxar. O organismo gosta de rotinas e elas podem favorecer no combate à ansiedade que sai dos trilhos. Quanto mais regular o horário das refeições, melhor a digestão e o aproveitamento dos alimentos, tão fundamental num organismo e sistema nervoso central tão debilitados.
4- Faça arte: ela nos ajuda a expressar emoções bloqueadas, trazendo alívios e soluções. Cerque-se de cores, papéis, pincéis, tesoura, massinha e deixe a sua criança se divertir e brincar. Faça colagem ou risque e rabisque mandalas. Seja o que fôr, permita que seja catártico, espontâneo e divertido. Chore, ria, dance e cante, pois tenha certeza que seus males serão espantados.
5- Ficar só: experimente ficar por um tempo escutando e dando atenção somente para você. Não deixe ninguém importuná-lo. Então, use esse momento precioso para o que quiser: refletir sobre a vida, ouvir música, ver fotos. Desligue o telefone, computador e tranque o quarto. O importante é dedicar-se a você.
6- Pratique yoga, tai chi chan ou alguma prática oriental: sem risco de se machucar, você ainda re-aprende a respirar, meditar e flexibilizar todas as suas couraças musculares.
7- Receba massagem: pode ser shiatsu, ayurvédica, relaxante, enfim, aquela que te permite relaxar e sair renovado, desempenado. Coloque na sua agenda: 1 vez/semana e não abra mão deste carinho/presente para você mesmo.
8- Valorize bons momentos: tenha a gratidão de ter sempre por perto de seus pensamentos recordações de bons momentos, quando a felicidade ocupou todos os seus espaços. É responsabilidade nossa mudar os pensamentos destrutivos e negativos e colocar no lugar os bons pensamentos. Faça uma lista destes momentos e use-os toda vez que vierem aqueles filmes repetitivos que não constroem NADA de bom para a sua vida.
9- Sem exagero: a ansiedade gosta de transformar copos de água em tempestades. Neste momento, rir é o melhor remédio, porque sinceramente, é patético pensar que um copo de água vai alagar e submergir sua vida.
10- Pega leve: todo mundo tem o direito de errar ou de cometer uma gafe de quando em vez. Excesso de controle e perfeição só serve para FRUSTRAR e deprimir. Nenhum coração aguenta isso. Tente ser mais seu amigo, mais condescendente, mais tolerante e mais LIGHT.
11- Busque contato com a natureza: ela faz um fio terra e te descarrega de tudo que está descompensado. Portanto, caminhe descalço na terra, na praia, tome banho de mar ou cachoeira, abrace árvores, admire o horizonte, a copa das árvores, o vôo e o canto dos pássaros. Vai gandaiá no mato.
12- Terapia do Riso: existe o ditado que afirma "Rir é o melhor remédio". Cientistas, médicos e terapêutas já não têm mais dúvidas. Procure assistir "pegadinhas", o Chaves, o Chaplin, os Doutores da Alegria, ler, ouvir e contar piadas, enfim, busque transformar seus pensamentos e atitudes praticando este hábito super sábio e saudável de RIR. Ele irá fortalecer seu organismo e te elevar, para assim você poder perceber as dificuldades a partir de uma nova perspectiva, uma nova ótica.
13- Diga-me com quem andas: não se deixe rodear de pessoas amargas, pessimistas, negativas, muito críticas ou nervosas. Cuidado: tudo isso pega. Sempre que possível afaste-se de quem te leva para baixo. E, quando for inevitável, prepare-se para ser prático, objetivo e sair fora o mais rápido que puder, tipo: caramba, tenho que ir, esqueci o ferro ligado!
14- Aproveite o trânsito: tenha sempre no carro CDs ou fitas de músicas, piadas, ou palestras que te elevem, te tornem uma pessoa mais esclarecida ou simplesmente mais feliz.
15- Faça uso de terapias alternativas: escolha aquela que você sente mais sintonia. Pode ser floral, aromaterapia, fitoterapia, cromoterapia, homeopatia, enfim. Elas podem ser uma excelente ferramenta para te acalmar, te preparar para chegar mais dentro de você, te despertar. Procure saber um pouco sobre cada uma destas técnicas antes para você poder fazer escolhas conscientes. Depois procure um bom profissional.
16- Meditação: existem tantas técnicas. Uma delas será a mais adequada para você. Existem as meditações ativas do Osho, as meditações com os mantras, as meditações budistas, aquelas que trabalham com visualizações. A própria prática da yoga ou tai chi chuan já pode te induzir a um estado de meditação. Qualquer que seja a técnica eleita, o espaço será sempre o mesmo: o de você ficar mais presente, mais atento ao que seu coração fala, o universo te sinaliza e oferece, ao aqui e agora, ao presente.
Somente neste Estado de Presença você poderá tomar decisões lúcidas, conscientes e mais vitoriosas.
Efeitos físicos, danosos e persistente.
O stress pode ser positivo quando exerce uma ação estimulante maximizando o desempenho do indivíduo, mas no caso em que o estímulo gerado pelas pressões for muito intenso, produz medo ansiedade e perda de controle emocional e neste caso trata-se de stress negativo.
A personalidade do indivíduo determina as estratégias pessoais que devem ser adotadas para contornar e controlar as situações estressantes do dia-a-dia.
Os efeitos físicos. danosos do estresse persistente:
Aumento da pressão arterial
• Maior risco de derrame
• Maior susceptibilidade a infecções
• Distúrbios gastrointestinais, como diarréia e constipação
• Desordens alimentares, ganho ou perda excessivos de peso
• Resistência à insulina que está associada ao diabetes tipo 2, e exacerbação do diabetes
• Dor de cabeça do tipo tensional
• Insônia
• Diminuição do desejo sexual e impotência temporária nos homens
• Exacerbação da tensão pré-menstrual
• Diminuição da concentração, inibição do aprendizado e redução da memória
• Exacerbação de lesões de pele, como por exemplo, à acne.
O estresse libera substâncias endógenas (produzidas pelo próprio organismo) chamadas catecolaminas, que promovem a elevação da frequência cardíaca e, em paralelo, o aumento no tônus (resistência) vascular, levando a um incremento na pressão arterial. Entre as catecolaminas mais comuns está a adrenalina.
Se você é uma vítima desse mal, Relaxe através de técnicas específicas, como exercícios de respiração profunda, prestando atenção na respiração e respirando profunda e lentamente; relaxamento muscular, em uma posição confortável concentre-se em cada parte do corpo e sinta os músculos se relaxando totalmente; meditação; e massagem.
É importante encarar os eventos cotidianos de uma maneira diferente. Mantenha um senso de humor durante as situações difíceis, o riso não somente ajuda a aliviar a tensão e manter as perspectivas, mas também parece ter um efeito físico que reduz os níveis do hormônio do estresse.
A Massagem Relaxante é uma ótima indicação para o estresse por aliviar as tensões e diminuir a ansiedade!!
"PREVINA-SE, RECUPERE-SE, TENHA UMA VIDA SAÚDAVEL."
Por favor, divulgue isto para o maior número de amigos possível:
Vamos juntos criar esta corrente positiva em favor das Vítimas da Tragédia.
É só acessar:
Muito obrigado
Alerta Terapêutico!!!
O resfriado escorre quando o corpo não chora.
A dor de garganta entope quando não é possível comunicar as aflições.
O estômago arde quando as raivas não conseguem sair.
O diabetes invade quando a solidão dói.
O corpo engorda quando a insatisfação aperta.
A dor de cabeça deprime quando as dúvidas aumentam.
O coração desiste quando o sentido da vida parece terminar.
A alergia aparece quando o perfeccionismo fica intolerável.
As unhas quebram quando as defesas ficam ameaçadas.
O peito aperta quando o orgulho escraviza
O coração enfarta quando chega a ingratidão.
A pressão sobe quando o medo aprisiona.
As neuroses paralisam quando a"criança interna" tiraniza.
A febre esquenta quando as defesas detonam as fronteiras da imunidade.
O plantio é livre, a colheita, obrigatória ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O QUE VOCE ESTA ACHANDO? PODEMOS MELHORAR? DEIXE-NOS UMA SUGESTÃO!
NAMASTÊ!!!