segunda-feira, 4 de março de 2013

Radiestesia - introdução - aula 4 - século XX


No século XX a radiestesia conhece um novo alvorecer, renascendo e revelando espetaculares pesquisadores.
É graças a eles, que temos inúmeras ferramentas e um sólido ponto de partida para nossa iniciação, nesta misteriosa e maravilhosa arte.
Surgem no horizonte diversos livros e publicações periódicas, criam-se associações e formam-se grupos de pesquisa em toda parte do mundo.
Assim em uma cidade mineira da Alemanha, Hanover , aconteceu o primeiro congresso de radiestesistas em 1911.
Em Guilford, na Inglaterra em 1913, acontece o segundo congresso e como consequência, Paul Beyer, funda a União Internacional de Radiestesistas, na Alemanha.
Também em 1913, já livre das perseguições da inquisição, a radiestesia enfrenta um novo inimigo, que se faz presente até hoje.
Antes de citar este novo rival, faz-se necessário um adendo.
Sabemos nos dias de hoje, que tudo que desponta como novidade e apresenta resultados notáveis, é logo incorporado pelas instituições oficiais de outras categorias.
O mais irônico desta história, é que estas instituições, foram das maiores responsáveis pelo atraso de centenas de anos, destas técnicas, causavam estes atrasos, desacreditando, ridicularizando, usando de sua influência corporativista junto a instituições oficiais e particulares, dificultando com isto, que recursos chegassem até os pesquisadores que precisavam sobreviver.
Pura vaidade, ignorância, inveja e ganancia foi o que sempre motivou e ainda motiva estes grupos até os dias de hoje.
Vejam como exemplo a Homeopatia, os Florais de Bach, O Reiki, a Acupuntura, etc...
Quando eles não conseguem, por vários motivos, incorporar como suas estas técnicas, colocando-as como disciplina em suas matérias acadêmicas, tentam de tudo indo ao absurdo de disputas jurídicas.
Entendam que, nenhuma destas Associações, Sindicatos, Grêmios ou qualquer outro grupo corporativista, esta nem um pouco preocupado com o bem estar da população, o que eles visam realmente, é os lucros que poderão desfrutar, depois de conseguirem expulsar os verdadeiros heróis, que tanta penúria passaram durante séculos para manter e desenvolver cada técnica destas.
Tivemos ou temos, no Brasil recentemente, uma disputa ridícula entre entidades médicas e a Acupuntura. Pela vontade deles, até o professor que veio ensina-los na Universidade, ficaria proibido de praticar a Acupuntura.
Simplesmente estão tentando incorporar como sua, uma técnica popular aplicada na Asia a milênios e nem sentem-se ruborizados por isto. 
Como respeitar e admirar, gente do mesmo calibre moral que meros salteadores e negociadores suspeitos?
O pior é que não conseguem atender a contento, nem as disciplinas que são realmente suas, basta para comprovar isto, tentar marcar consulta com varias especialidades médicas no Brasil e você comprovará que alguns destes exames, podem levar vários meses, ou até anos para serem efetuados.
Vou lhes contar mais a frente, o caso de um brilhante radiestesista, motorista de caminhão aposentado, Iugoslavo, morador no Brasil, o Sr. Estevam Kovaksic, que comprovadamente, através de inúmeros exames hospitalares, curou mais de 3.000 casos de câncer no Brasil.
Sabem o final dele?? 
Preso por exercício ilegal da medicina, e olha que ele nunca usou nenhum método que fizesse parte das disciplinas de medicina, mas ele foi solto depois, a pedido de seu amigo e advogado, o Dr. Thomas Gonzaga, por interferência do governador do estado de São Paulo na época,Ademar de Barros, o qual deixou-lhes muito claro que não tinha força para brigar com duas grandes organizações. O que sera que ele quis dizer com isto? 

                                 ESTE É O SR. KOVAKSIC E ESPOSA

Ora, mas o propósito da medicina não é a cura?? 
Então por que este homem não foi levado a universidade para ensinar o que fazia???
Seu método curava, mas era barato, não dava lucros.
Então só podemos supor que o objetivo não é a cura e sim os lucros. Ou estou deduzindo errado??
Não quero aqui dizer, que não existam profissionais de saude abnegados e procupados tão sómente pela recuperação de seus pacientes, mas o tempo tem nos mostrado que são raros.
Quando um destes profissionais quebram os dogmas e procuram por técnicas não ortodoxas, são logo escraxados e ridicularizados pelos colegas. 
Deveria existir uma lei, que no futuro proibisse estes hipócritas, de se utilizar destas técnicas.
O fato é que existe na Inglaterra a Associação de Radiestesia Médica e só na França, até onde soube, são mais de 5000 médicos utilizando a radiestesia para confirmação de seus diagnósticos.
Na Alemanha, os médicos raramente se envolvem, se atem a estudar suas matérias, que são muitas e nos chamam de auxiliares médicos. Quando um tratamento, a despeito de tudo, não esta sortindo o efeito desejado, nos chamam e entregam a investigação das causas a nós.
Até hoje, ninguém foi atrás para saber o que o Sr. Estevam kovacsik criou, muito embora a formula esteja registrada em um cartório da cidade e sua única e fatal exigência, é que fosse distribuída de graça para a população.


Voltando a 1913, mesmo ano do segundo congresso em Guilford, em Paris, aconteceu o Congresso Internacional de Psicologia Experimental.
Surge ai a proposta de monitorar a radiestesia. 
Adivinhem se  a intenção não era a de ridicularizar a radiestesia?
Se deram muito mal pois, até alguns dos mais notórios estudiosos da época, se descobriram excelentes radiestesistas. 
Como foi o caso de Viré, que mais tarde, participaria de experimentos ao lado de Probst e do notório Abade Mermet, (que veremos mais a frente), descobrindo quilômetros de galerias subterrâneas no sudeste da França.
Entre 1914 e 1918, época da primeira grande guerra mundial, dezenas de radiestesistas foram usados para descobrir bombas enterradas e abrigos subterrâneos.


Surge aqui o nome do Abade Bouly, que descobriu dezenas de obuses que não haviam explodido.
Nesta época os alemães se valeram da radiestesia, para escolher o melhor terreno para instalar um monstruoso canhão, "O Grande Berta", que tinha como função atingir duas grandes fortificações na Bélgica, os fortes de Liége e Namur.


Finalmente após a guerra, em 1919 o Abade Mermet, criador anos antes, do nome "radiestesia",  já muito conhecido como radiestesista e apelidado de, "O Príncipe dos Radiestesistas", desenvolveu a prospecção a distância ou "Tele radiestesia"
Mas antes dele, outros padres, o Abade Paramelle e o Frei Theodoras, já haviam feito prospecções a distancia, através de mapas e sabendo disto, o Abade Mermet resolveu aplicar isto a objetos.
Em uma destas experiências, ele pediu a um amigo, o Abade Racineux, para lhe enviar uma planta de sua casa e de seu jardim, distante 1.015 km, distancia que separavam Pornic e Landerom.
O objetivo da experiência era detectar com o pendulo a distancia, tudo o que houvesse de carvão, prata e ouro naquele local, em hora e dia exatos.
Racineux ficou assombrado com o Abade Mermet, pela exata descrição dos objetos.
Numa quinta feira, entre 9,45hrs e 10hrs, haviam 375 moedas de prata na escrivaninha de trabalho, entre 28 e 30 quilos de carvão entre ramos de arvores do jardim, esquecidos la desde 1911, Racineux, há anos que nem se lembrava deles, e um punhado de carvão na cocheira, alem de um relógio de ouro guardado na gaveta direita da escrivaninha.
Assim a tele radiestesia passou a ser popular e amplamente divulgada.
Em dezembro de 1922, outro radiestesista, Leon Dellatre, atendendo pedidos de seus alunos, cria a "Associação Francesa e Internacional dos Amigos da Radiestesia".
Esta associação passa então a divulgar a radiestesia no mundo todo e graças a esta associação, o nome, "radiestesia", foi difundido mundialmente.
Em Paris em 1923, durante o terceiro congresso de Psicologia Experimental, novamente a radiestesia assombrou a todos.
Diante de tamanho sucesso, em 1926 a radiestesia foi incluída no Congresso de Psíquica Internacional, em Paris.


Em 1925 em Paris, é fundada por Alfred Lambert a "Maison de La Radiesthésie", a qual se tornou referencia no mundo inteiro para pesquisa e obtenção de instrumentos de radiestesia.  
Ela continua a funcionar até hoje no mesmo endereço no centro de Paris.
De terça-feira a sábado 10:30 - 18:45 a 22 rue Godot de Mauroy em Paris no 9 º distrito. (Fechado na segunda-feira)
Os meios para se atingir este endereço são:
- Metro Madeleine e Havre Caumartin
- Auber RER
- Bus 95 e 81
Os contactos são telefone:
Telefone: 01 44 56 09 30 - Fax: 01 40 07 09 5
Em abril de 1932, o Congresso Internacional de Radiestesistas e Radiotelúricos de Avignon, reuniu nada menos do que 11 nações.
Muito embora, a história da radiestesia fale por si própria, muitos ainda teimavam,(como ainda hoje teimam), em desacredita-la e assim, em 1933 em Brignoles, 15 radiestesistas foram colocados a prova.

Levaram-nos para uma área totalmente desconhecida e os desfiaram, a encontrar uma corrente de agua e a sua profundidade.
Exatamente 13 dos 15 radiestesistas acharam uma corrente e sua exata profundidade, o que é claro, mais tarde foi confirmado.
Dezenas de congressos e encontros ocorreram nesta época em Paris e outros lugares. A saber de alguns;
!927, Congresso de Barcelona , Espanha.
1930, Badrathfeld, Alemanha.
1932, Congresso Internacional de Verona, Itália.
1934, Congresso de Lausanne, Suíça.
E muitos outros aconteceram nesta época.


Em 1939, acontece um Congresso Internacional em Liege, Bélgica e tem a participação de cientistas de varias áreas de conhecimento, do  mundo inteiro.
Este congresso, ficou marcado pelos ataques violentos sofridos pelos radiestesistas, feitos pelos cientistas presentes.
Era a tentativa desesperada de desacreditar esta arte e espalhar a desinformação entre os povos. O por que disto? Se você esta acompanhando atentamente a leitura destas aulas, você já entendeu.
Antes de eclodir a segunda grande guerra, vários periódicos foram editados, infelizmente a maioria já desaparecidos, salvo alguns nas mãos de colecionadores.
Emile Pitois         -  Radiesthésie Nouvelle
Gabriel Lesourd   - La Science Nouvelle
Henry de France  - La Cronique des Souciers
Emile Christophe - La Prospection à Distance 
Com o advento da segunda guerra, a radiestesia só voltou novamente a se reunir em maio de 1954, em um congresso em  
Paris.

                      PROSPECTO DO CONGRESSO DE LONDRES

Neste congresso, se deu enfase na necessidade de se criar uma doutrina única para a radiestesia, como uma forma de ganhar o respeito e a credibilidade do publico em geral, tirando assim dos inimigos da radiestesia seus argumentos e sua força.
Claro que por se tratar de uma técnica, que pode variar de acordo com a sensibilidade de cada um, que pode variar de acordo com a cultura e costumes de local para local, esta proposta não agradou a ninguém e se mostrou totalmente inviável.
Não obstante as discordâncias, todos perceberam a necessidade de unidade e criou-se assim o "Sindicato Nacional de Radiestesistas".
Com isto, o radiestesista, não era mais visto como um feiticeiro, um ocultista e sim como um profissional.
Em 1956 aconteceu o Congresso Internacional de Locarno, na Suíça, e decidi-se pela criação da "União Mundial de Radiestesistas", que tem por objetivo reorganizar os lideres das associações de vários países, desorganizados por conta da guerra.
Com o apoio da entidade, começam a surgir inúmeras associações tanto na Europa como na América.
Algumas delas; 
Sociedade Britânica de Radiestesia(dowsing)
Sociedade Americana de Radiestesistas
Associação de Radiestesistas, na Espanha

Novos periódicos são lançados, entre eles;

La revue Internacionale de La Radiesthésie - Bélgica
Radiesthésie Pratique - França
Radiesthésie Magazine - França
Pendulum - Inglaterra
Radio Perception - Inglaterra
Rivista Italiana di Radiestesia - Italia
Zeitschrift fur radiestesie - Alemanha 

Para finalizar esta aula de hoje, vou citar para vocês, a frase do premio Nobel de medicina de 1912, o médico fisiologista, Alexis Carrel.

           " A RADIESTESIA SABERÁ TOMAR SUA FORRA"


próxima aula:
como se explicar a radiestesia
Valerius

veja as aulas anteriores em;
http://jardimdomago.blogspot.com/search/label/Radiestesia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE VOCE ESTA ACHANDO? PODEMOS MELHORAR? DEIXE-NOS UMA SUGESTÃO!
NAMASTÊ!!!