sábado, 9 de junho de 2012

UMA VERDADE SOBRE O SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO!




Pois é amigos...Tento evitar assuntos cotidianos, da vida neste Pais e deixar esta pagina apenas com postagens culturais para o crescimento da alma humana, mas como podem ver os que me acompanham, não consigo!
Afinal, de que serviria tudo o que passei desde a infancia nas ruas deste pais, se não deixasse meu aprendizado para as gerações que se seguem??? Seria um desperdicio do sofrimento .
Acerca do sistema carcerario no Brasil, não podemos falar dele isoladamente pois, como tudo em nossa sociedade, ele faz parte de nossa cultura e nossa maneira de ver a vida.
A hipocrisia com que uma sociedade consumista esquece-se do que é um ser humano, uma pessoa e não uma simples peça da maquina, faz de nós um dos povos mas insensiveis e hipócritas do planeta.
Temos de olhar nosso sistema prisional com o mesmo olhar com que vemos nossos asilos e orfanatos espalhados por este rico rincão.
Salvo rarissimas excessões, estes lugares não passam de depósitos, onde são jogadas as peças que não mais servem para a maquina de consumo, e ao contrario do que deveria ser, são lugares vistos como impencilhos e despezas para o estado.
Estado este que, reflexo de todos nós que é, não consegue lembrar-se dos principios da democracia que jurou defender e menos ainda de sua carta magna, a Constituição Brasileira.
No Brasil pós ditadura, existiu a ilusão de que quando as classes operarias ascendessem ao poder, tudo mudaria e seria resolvido como num passe de magica, trazendo justiça e igualdade para todos.
Ledo engano meus amigos. Não importa o sistema em que vivemos e sim o que trazemos dentro de nossa alma. Quando finalmente as classes operarias conseguiram romper mais de 450 anos de governos autoritarios e oligarquicos, ja estavam contaminadas pelo virus do consumismo exarcebado e inconsequente, levando ao poder grupos tão contaminados pelo egoismo e pela ganancia, que como podemos perceber, não mudou o Pais em nada, no que concerne a justiça e ao sofrimento do povo.
Como de outra forma podemos explicar, que em um Pais que esta vivendo uma das maiores ascenções economicas de sua história, a violencia e a gravidade da mesma, tenha aumentado tanto?
Nunca neste Pais se roubou e se assassinou tanto. A violencia esta estampada em nossas midias todos os dias, gerando uma atmosfera de medo que, como todo aluno primario em psicologia sabe, é o principal ingrediente para a violencia.
Medo este ainda agravado pelo medo da não aceitação social pois, tambem sabemos que quanto mais consumimos, tentando nos mostrar igual ou melhor que o outro, mais teremos de consumir pois o outro, a quem achamos melhor do que nós, tem um pouco mais de poder de consumo.
A politica que atualmente se pratica em nosso Pais e em muitos outros a nossa volta, parte do principio da inclusão atravéz do consumo, o que tem uma lógica infernal, pois, se voce consome mais, voce tambem gera mais empregos, com mais empregos, mais consumismo e mais empregos e mais consumismo.
Mas esquecem-se de uma coisa primordial no ser humano; Somos seres espirituais habitando temporiariamente esta roupagem emprestada e consequentemente; COISAS NUNCA CONSEGUIRÃO NOS FAZER COMPLETOS!Não acreditam??? Observem quantos casos de pessoas mutissimas bem sucedidas economicamente que estão a cada dia que passa aparecendo mais e mais nas midias. Quantos icones do esporte do cinema da televisão, etc., voce tem visto ultimamente perecendo sob o uso de drogas, alcool, violencia etc.?
O resultado imediato desta politica, no minimo, pouco inteligente; Cadeias super lotadas.
Existe a idéia, e assim deveria ser em nosso caso, de que o preso deve ser recuperado para a sociedade! Seria maravilhosa essa intenção se não fosse uma mentira sórdida com que as elites do Pais enganam o povo.
Jogam o condenado no depósito de refugos sociais, amontoados e sem qualquer garantia de saude ou vida e dizem que os estão recuperando para a sociedade.
Se assim os estão, onde estão os programas de profissionalização dos presidios? Tem presos com penas de reclusão, que dariam para fazer pelo menos, duas faculdades durante sua "recuperação" para a sociedade.
Muito ao contrario é o que acontece. Vejo presos que a familia tem de levar desde as roupas até sabonetes e escovas de dentes para eles usarem, ou seja, os custos, são uma forma de justificar gastos que não condizem com a realidade. O custo por preso no Brasil tem algo de, no minimo muito estranho. Ou as pessoas que administram isso não tem a minima noção de como administrar a coisa publica ou em algum lugar algo de muito grave esta acontecendo.
Como pode num Pais, um trabalhador e sua familia sobreviverem com um salario minimo, pagando seu aluguel, roupas, comida, luz ,agua, sabonetes, escovas de dentes etc...se um preso custando algo próximo dos $1.500,00 por mes,( não sei ao certo,me corrijam), a familia tem de levar tudo isto para eles?
Mas uma coisa é certa meus amigos, consertando ou não esta hipocrisia e mancha negra de nosso Pais, acima de tudo temos de rever o que ensinamos e incentivamos aos nossos cidadãos acerca do consumismo, pois caso contrario, teremos que tranformar 1/3 deste Pais numa imensa prisão e aumentando cada vez mais, até chegar o momento do confronto que ja se faz notar e se anuncia não muito distante!
valerius!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE VOCE ESTA ACHANDO? PODEMOS MELHORAR? DEIXE-NOS UMA SUGESTÃO!
NAMASTÊ!!!