quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Preconceito; A Origem de Todo o mal

Depois de tres dias meditando, do porque fazemos tantas bobagens em nome do que achamos "certo", finalmente aclarou-se em minha mente a origem mais nefasta de todos os males. O preconceito.
A exemplo daquelas enormes arvores que tem seus troncos tomados por cipós parasitas, que sugam sua energia, assim tambem somos nós.
Os preconceitos envolvem-se em nossa cultura e nossa personalidade tão profundamente, que passa a fazer parte de nosso dia a dia, sem que nos demos conta disto.
Um exemplo notório na lingua portuguesa aqui no Brasil, Pais que tem orgulho em divulgar que não tem preconceitos, por sua formação multiracial, é uma palavra usada corriqueiramente em todos os meios sociais; DENEGRIR.
As pessoas usam o termo normalmente, sem se dar conta da etnia da palavra, que é extremamente preconceituosa.
Querem outro exemplo pior ainda?
Quando voce ve uma criança cair e chorar, qual a primeira palavra que lhes vem a mente; JUDIAÇÃO.
Uma alusão clara ao povo Judeu, que até hoje paga com nosso preconceito, pelas atitudes de meia duzia de sacerdotes, que exigiam do império romano uma punição para aquele que colocava em risco sua hegemonia religiosa. Me refiro a Jesus Cristo.
As pessoas não tem consciencia de que, milhares de pessoas, ja morreram por conta deste preconceito.
Mas existe ainda o pior dos preconceitos e o mais dificil de ser combatido e do qual nós brasileiros somos mestres. O preconceito velado.
Este, toda vez que é percebido e cobrado, é logo dissimulado por brincadeiras e a vitima ainda é taxada de mal humorada, anti social, chata, etc..
Neste Pais "sem preconceitos", ja fui descriminado por ser menino de rua, por ser pobre, por ser católico, por ser espirita, por morar na periferia, por ser exotérico,por ser carnivoro, por ser vegetariano, por torcer por este ou aquele time, e por ai vai.
No Pais que se orgulha de sua miscigenação, temos um rótulo para quase tudo, querem ver?;
Pobre é pião, rico é ladrão, gordo é balofo,feio, magro é doente, negros são taxados de pretos, brancos pelos negros de branco azedo, nortista é cabeça chata, portugues é burro, arabe é, turco ladrão, torcedor do corintians, time de futebol, é ladrão ou gamba, alusão a algo fedido, são paulino é bambi,(gay) e por ai vai.
E tudo camufladinho no meio de piadinhas ditas "inocentes"
Não percebem, que estão desvalorizando e diminuindo a auto estima do outro, gerando com isto, medos e inseguranças e por consequencia do medo da não aceitação, a agressividade.
Mas ainda pior e mais descarada das falsetas deste pais, é o preconceito religioso.
As pessoas se chegam a nós com olhares de pena, como se nossa alma fosse arder no inferno e a sua salva, sim salva porque afinal, ele descobriu o caminho do céu e Deus colocou nele uma credencial de seu fiscal na terra.
Olham com olhar de donos da verdade e nos dizem com a vóz suave e languida;
- Voce não quer conhecer nossa Congregação? Nossa igreja? Nosso grupo?Nossa seita?
Mas até ai nenhum mal, só que o que vem a seguir é um discurso de como a sua crença é a verdadeira e a unica que salva. Voce precisa ir até la e vera como sua vida vai melhorar.
Se não melhorar....é porque voce não tinha fé suficiente.
Mas mesmo que voce va até la..ainda assim tera de dar provas de sua fé, (para ser salvo sabe?), isto pode variar desde rituais, a oferendas, ofertas em igrejas, presentes para pais de santo, e coisas assim.
No mais de meio século que ja vivi, nunca ouvi niguem dizer;
-Posso conhecer a sua crença e ver até onde ela interage com a minha?
As pessoas com preguiça de estudar e pensar por si próprias, compram pacotes de fé prontinhos e entram em uma linha de produção e qualquer coisa que não concorde com seus dogmas, são tidos e combatidos como pecaminosas e coisas mundanas. Rótulos que não incidem nas leis contra o preconceito religioso.
Como eu disse no inicio, estas atitudes são tão veladas que não são sequer percebidas por quem as pratica.
Ja vi atitudes de preconceito religioso, maquiadas, para a própria pessoa sob as mais diversas verdades, verdades estas que não se sustentam por si só.
Até o preconceito contra o preconceito, se não percebido, torna-se danoso. Grupos se formam e levantam bandeira de não preconceituosos deixando de fora tudo que consideram preconceito. Pois é...mais uma vez...preconceito puro.
Temos mais este exemplo em nosso Pais.
Os grupos de rock nos anos 60 e 70, partiam de premissas totalmente antipreconceituosas.
Hoje, grupos de rock atacam e agridem os emos  
Como resolver-mos isto?
Duas palavras;
AMOR E EDUCAÇÃO
Ensinando as pessoas a respeitar e amar o diferente pois este é seu complemento!
Ensinando as pessoas a pensar por si próprias encontrando dentro de si a centelha divina.
De Valerius!

Leiam mais sobre autoconhecimento em:
http://jardimdomago.blogspot.com/search/label/autoconhecimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE VOCE ESTA ACHANDO? PODEMOS MELHORAR? DEIXE-NOS UMA SUGESTÃO!
NAMASTÊ!!!